É um jogo de caça ao tesouro moderno. Onde você procura coisas reais, segue pistas e precisa ser discreto.
DuckTales, Tin-Tin, Piratas do Caribe, Indiana Jones, Tomb Rider, Goonies e até o futurístico Jogador nº1 são inspirações para ter aventuras cheias de enigmas e descobertas, não importa a sua idade. Mas provavelmente alugar um avião, embargar num navio, chegar numa ilha e ter que fugir de perigosos bandidos atrás do mesmo tesouro pode ser uma limitação para viver uma grande aventura.
Se não é a experiência da descoberta que empolga você, então que tal pensar em um esporte? Um esporte novo, com menos de 20 anos de idade, mas muito popular fora do Brasil e que exige habilidades de concentração e observação? Nesse esporte você pode escolher o tamanho do desafio, pode ser uma breve caminhada na cidade ou em meio a natureza, ou quem sabe um mergulho ou uma escalada.
Esportes novos também não te agradam? Bom, e quem sabe se eu te falar que o jogo envolve você ter que encontrar algumas coisas, pegar uma e deixar outra, assinar um diário de bordo e se divertir por ter encontrado algo que alguem escondeu procurando te desafiar?
Tenta entender que nesse jogo, um usuário (também jogador) em algum lugar escondeu um "container" que pode estar cheio de "trecos": brinquedos, souvenirs, bijuterias, essas coisas. Essa pessoa publica na Internet as coordenadas de localização com algumas pistas. Um voluntário, avalia como foi escondido, e se tudo der certo informações sobre o container escondido são aprovados para ficar no banco de dados do jogo. Aí então, você que está atrás desses "tesouros" visita um banco de dados do site (pelo computador ou pelo aplicativo no celular) para obter as coordenadas e por meio do uso de navegação por satélite obtém a localização desse container, que no jogo é chamado de "geocache".
Quem já usou a localização por satélite por um aparelho portátil sabe que esse tecnologia não tem precisão centimétrica, por isso você vai acabar chegando só a alguns metros do geocache. E aí que o seu poder de observação entra em ação na localização do esconderijo do geocache, que provavelmente vai estar camuflado e bem escondido (NOTA: nunca enterrado ou que te leve a danificar alguma coisa).
Já bateu a vontade de jogar? Então let's go!
Para começar, crie uma conta básica e gratuita, você pode usar o site Geocaching.com ou no próprio aplicativo (tem app no Google Play e na App Store) para procurar geocaches perto da sua localização.
Depois de encontrar um geocache, abrir ele, não esqueça de assinar o logbook, livro de registro de assinaturas que fica dentro dele. Se esse geocache que você encontrar tiver algo dentro, como um brinquedo, você até pode pegar um, mas a regra geral é que se você tomar alguma coisa, deve deixar algo de valor igual ou superior. Em seguida, coloque o recipiente (geocache) de volta, exatamente como você o encontrou e compartilhe sua experiência online com o resto da comunidade Geocaching.
No início do inverno de 2019 foram contabilizados no mundo todo mais de 3 milhões de geocaches escondidos pelo globo. Onde trabalho, em Garopaba, Santa Catarina, Brasil eu já escondi alguns. Uso a conta ifscgeo para fazer isso. Se você já tem uma conta, pode ver detalhes de alguns deles na lista abaixo:
A ciclofaixa e o golfinho (https://coord.info/GC7XWDG)
Benchpaba (https://coord.info/GC7TB0X)
Caixa D'água da cidade (https://coord.info/GC7WQDH)
Garrafa do Tempo (https://coord.info/GC7QF5H)
Grande Árvore (https://coord.info/GC84BQX)
Lagoa das Capivaras (https://coord.info/GC83R57)
Pergaminho Garopaba (https://coord.info/GC7XW9R)
Ponto de ônibus de telhado verde (https://coord.info/GC84EPQ)
Praça Governador Ivo Silveira (https://coord.info/GC83CJK)
Terminal Rodoviário de Garopaba (https://coord.info/GC7Y2TW)
Vigia do Siriú (https://coord.info/GC7TT34)
Vista Panorâmica na Vigia (https://coord.info/GC7WQCP)