Ilustração de Panoramas

Provavelmente você já esteve presente em algum ponto da superfície do nosso planeta observando um lindo horizonte e a paisagem ao seu redor. E lá desejou saber o que se estende nesse panorama do espaço geográfico a sua volta? Qual seria o nome desse ou daquele morro?  Qual a sua altura? O que tem atrás dessa colina? Bom, se neste local não há uma placa informativa que indique os elementos presentes nessa visão panorâmica da paisagem você provavelmente irá recorrer a um mapa para consultar suas dúvidas espaciais.

Placa com destaque ao patrimônio geomorfológico e atrativos locais, Pedra Branca e oficinas líticas.
Placas descritivas em trilha, Garopaba, SC. Fonte: Quoos (2018)

Mas essa leitura cartográfica pode ser um pouco difícil. Quem já recorreu a um mapa ou até a uma carta topográfica sabe que o diagnóstico rápido das características da paisagem e a sua localização pode levar um tempo. Até mesmo quem tem uma boa compreensão do terreno como um condutor ambiental local ou um guia turístico ás vezes pode se enganar, especialmente em locais com grandes distâncias.  

A visualização impressa ou digital de simulações de terreno por computador ou no smartphone pode ajudar. Existem aplicações que promovem e auxiliam a visualização de modelos de terreno em 3D ao criarem uma perspectiva de panoramas para qualquer ponto na Terra. Esses panoramas, seriam como desenhos da fotografia que seria capturada em um determinado ponto a uma direção escolhida. O panorama, seguiria as orientações das coordenadas do ponto de observação, valores de orientação e direção de visada (azimute e ângulo de abertura de visualização) e a altitude somada a altura do observador. Esses panoramas então são gerados com os nomes dos pontos mais elevados e informações da visualização do local.

Abaixo um exemplo gerada em aplicação Web feita no computador para um ponto em Garopaba, Santa Catarina, Brasil:
Panoramas

 

Outro exemplo é a utilização em tempo real, como a apresentada a seguir, por meio de uma aplicação para smartphone:

 https://www.instagram.com/p/CG8Pn60BQD_/

Referências

QUOOS, João Henrique; FIGUEIRÓ, Adriano Severo. Potencialidades de Garopaba, SC para a interpretação do Patrimônio Geomorfológico. In.: SINAGEO, 12º, 2018, Crato, CE. Resumo Expandido. Disponível em: <http://www.sinageo.org.br/2018/trabalhos/5/5-550-2213.html>. 


Exemplos de aplicação:


O exemplo abaixo não foi gerado por computador. Está aqui para mostrar que a muitos anos os panoramas são criados e produzidos para apresentar a paisagem.

https://www.instagram.com/p/BzHCZBxnEi0/

Estes outros dois são exemplos de aplicação com o PeakFinder ( versão paga para smartphones):

https://twitter.com/MtnMapper/status/1067819554741604358/photo/1

https://twitter.com/astro_graph/status/1328047553271705600/photo/1

E a seguir uma aplicação em cartaz de evento:

Exemplo de aplicação

Produzindo uma ilustração de Panorama

 

Para realizar este tutorial é necessário acessar os seguintes endereços pelo browser Chrome:
http://bit.do/panoramas ( Criar Panoramas)

Extensão do Chrome para captura de tela

https://photofunia.com/categories/all_effects/sketch (Efeito de desenho a lápis)


 

Siga as instruções do vídeo:

 


Extra: inserindo dados na plataforma Geonames.org

Para contribuir com a plataforma geonames.org ( responsável pelos nomes dos lugares nos panoramas) é necessário ter uma conta registrada no site, dados de localização e a nomenclatura do item que irá adicionar.

O vídeo apresenta uma forma de facilitar esse processo, usando um site para obter coordenadas e visualizar cartas topográficas.

Links utilizados:
http://www.geonames.org

http://bit.ly/geograficas