Maquetes em 3D, a protipagem da paisagem.

Prof. Ms. João Henrique Quoos
Prof. Dr. Adriano Severo Figueiró
PANGEA - Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão de Águas
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria


O fascínio humano pelo mundo em miniatura é mais antigo que o desenvolvimento dos brinquedos modernos, estando presente em diferentes períodos e práticas culturais. Ver o mundo em modelos com dimensões reduzidas entre diferentes períodos das civilizações sempre fez parte do processo da criação e percepção do espaço.

A interpretação de um modelo em escala para o seu equivalente em tamanho real, permite um diálogo com o que as pessoas vão encontrar na realidade e isso interfere desde a prevenção de desastres naturais, passando pelo planejamento ao um amplo conhecimento da paisagem e senso de pertencimento, objetivos da Geoconservação.

Imagem de satélite comparada a maquete de relevo da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - APABF
Litoral Sul de Santa Catarina, Brasil
(https://doi.org/10.6084/m9.figshare.13653182.v1)


As maquetes de relevo acabam sendo uma boa alternativa para representações em escala reduzida da realidade, possibilitando ao observador compreender a integralidade do território, na sua estrutura e conexões. Permite ao observador fazer análises que passam do plano abstrato para o concreto, uma vez que na maquete a espacialidade do território se torna visível. E assim, compreender as formas do relevo no local visitado, materializando a experiência da percepção da paisagem em um objeto tátil.

Dessa forma, além de servir como instrumento para a educação, a reprodução da maquete pode servir como um geoproduto, pois sua forma está ligada à geodiversidade do local, agregando um valor ainda maior à experiência do geoturismo por meio de um artesanato inovador.


Foto do Cerro do Botucaraí em Candelária, Rio Grande do Sul, impressão em 3D e foto da maquete de relevo como geoproduto em resina de artesanato. 
(Link do geoproduto)

 

Molde negativo com modelo inicial e maquete de relevo do estado do Rio Grande do Sul como geoproduto para decoração ou uso escolar.
(link do geoproduto)